Inteligência artificial é algo novo, disruptivo e imprevisível? Não! Décadas de pesquisa sobre o tema demonstram que as principais questões sobre uma ampla variedade de implementação de sistemas algorítmicos em torno do mundo já estão respondidas. Definir consensos sobre o controle social da tecnologia é uma questão sobretudo política: podemos sim imaginar e criar um futuro onde as tecnologias digitais sirvam a toda a humanidade. Trago aqui cinco databases sobre inteligência artificial que detalham casos, danos, implementações e mais.
AI Intersections Database – Mozilla
Recém-lançada, a base de dados sobre interseções em torno da inteligência artificial, desenvolvida pela Mozilla Foundation, inclui atores e casos, cruzados com área da (in)justiça, impacto, país, região e ano. Você também pode contribuir com sugestões!
Mapeamento de Danos Algorítmicos – Desvelar
O nosso mapeamento é mantido há mais de quatro anos e começou com um foco em casos de manifestação de racismo algorítmico. A base de dados tem apoiado pessoas pesquisadoras no Brasil e fora há algum tempo e atualmente está em expansão para danos ligados a gênero, capacitismo, classe e mais. Seu foco está na temporalidade, dispondo os casos em uma linha do tempo, além de ser fonte acessível em português. Colabore!
Artificial Intelligence Incident Database – Responsible AI Collaborative
Desenvolvida por um coletivo de pesquisadores e desenvolvedoras, a AI Incident Database reúne centenas de casos em torno de categorias como raça, sexualidade, religião, migração e mais. A classificação dos casos permite navegar por entidades como empresas, permitindo navegar por casos ligados a Facebook, Tesla, Google e outros atores relevantes. Outro ponto é que as respostas aos incidentes são também registradas. Mas, como você pode imaginar, são poucas as respostas. Acesse:
AI Incidents Monitor – OECD
Desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento econômico, que influencia políticas públicas em torno domundo, a AI Incidents Monitor já reúne milhares de registros.
AIAAIC Repository
O repositório AI, Algorithmic, and Automation Incidents and Controversies é outro coletivo independente mantido para promover transparência de sistemas algorítmicos e automação. Através de cadastro e anuência aos termos de serviços, é possível acessar toda a base de dados.